Em março deste ano, o Google lançou o Analytics 360 Suite, um conjunto integrado de dados e produtos de análise, criado para as necessidades das empresas e dos profissionais de marketing em um mundo multitelas.

Hoje, o Google anunciou uma série de novidades para disponibilizar vários recursos que fazem parte do Analytics 360 suite, de graça, para todos os usuários do Google Analytics, entre elas:

· o lançamento do Google Optimize, versão gratuita do Google Optimize 360, a ferramenta de testes personalizados que é parte essencial do Analytics Suite e;.

· e a versão gratuita do Google Data Studio para usuários brasileiros.

Além disso, a empresa anunciou melhorias em outros recursos do Analytics, que tornarão a ferramenta ainda mais eficiente. Saiba mais nos textos abaixo:

Google Optimize (beta)

Esta ferramenta de teste e personalização para web e internet móvel ajuda as empresas a melhorar a experiência de seus clientes e métricas de negócios. Como é construído em cima do Google Analytics, as empresas podem usar a informação já existente no serviço para experimentar e personalizar experiências do site. As empresas podem se cadastrar para ter acesso à ferramenta aqui.

Google Data Studio (beta)

O produto gratuito de relatórios e visualização de dados, agora, está disponível mundialmente em 21 novos países. Ele permite que as empresas identifiquem e compartilhem ideias de maneira fácil e colaborativa para que tomem melhores decisões. Além disso, no próximo mês, serão lançados modelos de relatórios personalizáveis. Experimente aqui.

Obs: As versões corporativa e gratuita do Google Data Studio foram lançadas no início deste ano nos EUA. Essas atualizações também estão disponíveis no Data Studio 360, que é parte do Google Analytics 360 Suite.

Google Analytics

Para tornar a ferramenta de análise ainda mais inteligente, o Google anuncia o Session Quality Score, uma nova métrica que incorpora machine learning para prever a probabilidade de um visitante fazer uma compra em seu site ou app. As empresas podem usar o serviço para melhorar a experiência dos seus clientes no site e/ou vender, novamente, aos clientes mais engajados. O recurso estará disponível em breve na versão beta e também no Google Analytics 360, parte do Google Analytics 360 Suite.

Gerenciador de Tags do Google

O Gerenciador de Tags oferece uma maneira simples de reunir informações do site e poderosas APIs para aumentar a precisão de dados e fluxos de trabalho. Hoje, o Google anuncia a expansão da ferramenta ao integrar 20 marcas da Quantcast, Twitter, Microsoft Bing, Nielsen, e muitos mais. Veja a lista completa de tags suportadas aqui. Essas atualizações serão lançadas nas próximas duas semanas e também estão disponíveis no Gerenciador de tags 360, parte do Google Analytics 360 Suite.

E por que o Google fez isso?

As empresas de grande ou pequeno porte enfrentam o mesmo desafio hoje: as expectativas dos consumidores estão mais altas do que nunca em um mundo com com acesso móvel a todo momento. Então, para atender essas expectativas dos consumidores, é preciso que as marcas tenham acesso a dados corretos que as permitam descobrir insights úteis e agir rapidamente. As empresas que já estão fazendo isso estão transformando seus negócios e se tornando cada vez mais úteis aos consumidores.

Para isso, análises e testes são a chave do negócio. De acordo com uma pesquisa da Econsultancy com 4.000 comerciantes, as duas principais tendências digitais para 2020 serão o foco na experiência do cliente (24%) e a personalização (23%).

Portanto, como as empresas de hoje estão mudando para competir na experiência do cliente e marketing personalizado, queremos dar a todas as empresas as ferramentas necessárias para permitir as melhores experiências de consumo online.