A modalidade terá três formatos diferentes e começa a funcionar gradativamente em algumas cidades


A Uber anuncia o início de um piloto da funcionalidade que vai permitir que as usuárias brasileiras possam solicitar viagens com motoristas mulheres. O lançamento faz parte do compromisso de longo prazo da Uber em oferecer mais conforto e segurança para as usuárias mulheres e pessoas não binárias.

O anúncio aconteceu durante evento realizado em São Paulo. Nele, Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, explicou que a novidade começa a ser testada hoje (28), gradativamente, nas cidades de Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande. O piloto será lançado em três formatos distintos para atender às diferentes necessidades das usuárias: 
 

  • Reserve Mulheres Motoristas: As usuárias poderão selecionar a opção Mulheres Motoristas ao agendarem viagens pelo Uber Reserve, que permite agendar viagens com a antecedência mínima de 30 minutos. 
    Essa modalidade estará disponível em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande.
     
  • Preferência das Mulheres: As usuárias poderão ativar a preferência por uma motorista mulher nas configurações de Perfil/Preferências de Viagem. Com esta opção ativa, o aplicativo priorizará uma motorista mulher na solicitação das viagens de Uber X, mas não garante que essa viagem será necessariamente feita por uma motorista mulher. 
    Como isso depende da quantidade de motoristas parceiras na região, se o tempo de espera for muito longo, o aplicativo irá redirecionar o pedido de viagem para o motorista mais próximo de forma automática.
    Essa modalidade estará disponível em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande.
     
  • Mulheres Motoristas: As usuárias verão a opção “Mulheres Motoristas” entre os produtos disponíveis para solicitar uma viagem de forma imediata na tela inicial. Ao selecionar essa opção, o app tentará parear a viagem com uma motorista mulher. Se o tempo de espera for muito longo, o aplicativo perguntará à usuária se ela deseja continuar aguardando ou se prefere redirecionar a viagem para o motorista mais próximo.
    Essa modalidade estará disponível somente em Piracicaba. 
     

Desde 2019, com o lançamento da modalidade U-Elas, que permite que motoristas mulheres recebam pedidos de viagens somente de usuárias mulheres. A Uber segue investindo em aumentar sua base de motoristas parceiras — que já cresceu em 160% nos últimos anos e atualmente é de 8% em todo o Brasil, e avaliando formas de viabilizar essa experiência para as usuárias. O objetivo agora é acompanhar o uso dos diferentes formatos e os feedbacks de motoristas parceiras e usuárias para avaliar os próximos passos para expansão da ferramenta. 
 

“Esse recurso coroa nossos esforços e demonstra que estamos indo além para proporcionar mais tranquilidade às usuárias. Sabemos que segurança é um trabalho que nunca termina, mas temos um compromisso com as mulheres e vamos continuar investindo em ferramentas de segurança como um todo e em conteúdos educativos para os nossos parceiros e usuários homens”, afirma Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

Combater a violência contra as mulheres é um compromisso da Uber que, desde 2018, vem investindo em parcerias com organizações especializadas no tema para desenvolver não só projetos voltados para o aplicativo, a exemplo de conteúdos educativos e suporte psicológico, mas também iniciativas voltadas às mulheres brasileiras em geral, como pesquisas, doações de viagens, campanhas de sensibilização e divulgação de informações por meio do app.