Cobasi celebra 40 anos consolidando liderança no varejo
pet com inovação, expansão de portfólio e compromisso social
Empresa pioneira no conceito de shopping pet no Brasil comemora trajetória com o propósito de impactar de forma positiva a vida de tutores e animais
A Cobasi, marca pioneira e referência nacional no varejo para pet, casa e jardim, completa 40 anos comemorando uma trajetória de inovação, expansão e compromisso com o bem-estar animal. Desde a primeira loja, em 1985, tem como compromisso a experiência do cliente.
Ao longo dessas quatro décadas, a Cobasi consolidou-se como a maior rede do segmento no país, com mais de 250 lojas distribuídas em todas as regiões do Brasil, e segue em ritmo acelerado de expansão, com novas inaugurações recentes em Presidente Prudente, Bertioga e outras 4 que estão programadas até o fim deste ano.
“Desde a nossa fundação, acreditamos em colocar o cliente como o centro de nossas decisões. Quando na década de 90 evoluímos de uma loja agro para uma megaloja com produtos para pet, casa e jardim, também assumimos o compromisso de ser um elo entre os tutores e seus animais, ofertando produtos e desenvolvendo serviços que auxiliam os tutores no cuidado com seus pets” afirma Caio Bernardo, diretor de marketing e comercial da Cobasi.
Portfólio exclusivo: nutrição pet
Em 2025, a Cobasi entrou oficialmente no mercado de nutrição com o lançamento das Rações Joy, marca própria que reforça a estratégia de ampliar e consolidar um portfólio próprio. Com o lançamento, a Cobasi fortalece sua estratégia de ampliar o portfólio de marcas exclusivas, que já contemplam categorias como acessórios, higiene, pet care e alimentação complementar, como petiscos e sachês.
Agora, a empresa passa a oferecer também rações completas para cães e gatos de todos os portes e idades, reforçando seu compromisso em disponibilizar soluções integradas e inovadoras para o bem-estar dos pets.
“Com a chegada da Ração Joy, nosso objetivo é tornar a nutrição de alta qualidade mais acessível, oferecendo aos clientes uma opção com excelente custo-benefício e que realmente faça diferença na saúde dos pets. A linha foi formulada com alguns ingredientes geralmente presentes apenas em rações Super Premium, e esse é o grande diferencial do produto, que garante qualidade e nutrição superior”, destaca Bernardo.
Atualmente, já são mais de 450 produtos desenvolvidos internamente, que representam cerca de 7% das vendas totais da rede de lojas. As linhas exclusivas abrangem categorias como alimentação, higiene, brinquedos e acessórios, fortalecendo o posicionamento da empresa como provedora completa de soluções para o universo pet.
Inovação e experiência: a era da digitalização
A Cobasi vem fortalecendo sua presença omnichannel por meio de soluções digitais que ampliam a conveniência e o relacionamento com os clientes. Um dos destaques é o Cobasi Já, serviço de entrega em até 1 hora que já está disponível em diversas cidades. A empresa segue ampliando sua capilaridade para fortalecer ainda mais a oferta do serviço.
“Além de facilitar a rotina de quem cuida de animais de estimação, o serviço gera impacto direto na experiência do cliente ao reduzir o tempo de espera, evitar imprevistos e oferecer tranquilidade no cuidado diário com os pets”, explica Caio.
Com o serviço, a empresa reforça sua posição como líder em digitalização e experiência do cliente no varejo pet brasileiro, oferecendo praticidade e agilidade aos tutores que buscam soluções para o dia a dia.
Cobasi Cuida: impacto social e bem-estar animal
Outro pilar fundamental da trajetória da Cobasi é o comprometimento social. Por meio do programa Cobasi Cuida, a companhia realiza há 27 anos diversas ações de responsabilidade social, apoio a ONGs e incentivo à adoção responsável.
O Cobasi Cuida atua em 6 grandes frentes: adoção, doação, manejo populacional, educação, voluntariado e auxílio em situação de desastre. Em agosto, em que é comemorado o mês do Cobasi Cuida, o projeto resultou na doação de 130 mil refeições para animais em situação de vulnerabilidade, reafirmando o propósito de promover o bem-estar e a saúde dos pets, além de apoiar tutores e protetores de todo o país.
Até outubro de 2025 foram realizados também mais de 1.300 eventos de adoção nas lojas Cobasi que resultou em centenas de animais conseguindo uma família. Ao longo dos seus 27 anos o Cobasi Cuida já doou mais de 8 milhões de refeições, ajudou mais de 200 mil animais de 190 ONGs diferentes.
Campanha comemorativa: Promo 40 anos
Para celebrar suas quatro décadas de história, a Cobasi lançou uma campanha especial. Durante o período da campanha, a cada compra a partir de R$149, os clientes fidelizados no Programa Amigo Cobasi podem concorrer a um ano de compras grátis. No mês de outubro, os clientes concorrem também a um carro 0 km e 8 iPhones.
“Os 40 anos da Cobasi são a celebração de uma história que evolui com o tempo, mas mantendo sua essência e o mesmo propósito: reconectar as pessoas com sua melhor natureza. É isso que nos move a continuar inovando, crescendo e contribuindo para um futuro melhor”, conclui o executivo.
A promoção é válida em todo o território nacional e pode ser conferida no site Link.


Deixe um comentário