TROFÉU DA CORRIDA DESTE ANO CELEBRA A BRASILIDADE
Peça desenhada pela Furf Design Studio de Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner e com acabamento de Alan Mosca, filho do lendário Sid Mosca, une tecnologia, arte e símbolos nacionais em uma homenagem à identidade brasileira
2025 marca a primeira vez que o GP São Paulo é responsável pela propriedade e criação dos troféus

O novo troféu doFormula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025 é uma verdadeira ode à brasilidade. O troféu foi concebido pela Furf Design Studio, dos designers Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, e traduz o encontro entre a tecnologia, arte e emoção, com formas que remetem à pluralidade do Brasil e à paixão nacional pelo automobilismo.
Diferente dos outros anos, 2025 marca um ineditismo muito importante. Essa é a primeira vez que o GP São Paulo de F1 fica responsável pela criação e concepção dos troféus destinados àqueles que garantem um lugar ao podium. “Tivemos a missão de materializar a identidade brasileira nos quatro objetos mais desejados e sonhados pelos pilotos e suas equipes. Ainda mais nessa reta final da temporada, onde tudo ainda está em aberto, dá uma sensação mais especial podermos, enfim, revelar esse projeto que está sendo pensado desde abril deste ano. Todos os mínimos detalhes foram pensados para transparecer e comunicar a cultura vasta e plural do Brasil que serão mostradas ao mundo todo consagrando campeões.” disse Alan Adler, CEO do GP São Paulo.
Produzido em impressão 3D sem resíduos e alumínio fundido, com acabamento metalizado e envernizado, o troféu é feito de dez camadas de folhas, representando as dez equipes de F1 que competem. Mas quando olhado de cima, são 12 folhas, representando o relógio e a corrida contra o tempo dos pilotos na pista. A textura em movimento mistura referências como mantos Tupinambá, louros da vitória, escamas, pétalas e o skyline de São Paulo, criando um mosaico que reflete a diversidade e a energia do país.
“O troféu é uma metáfora da pluralidade tupiniquim. Penas, folhas, escamas, pétalas, prédios, tudo junto e misturado, assim como São Paulo é! Ele tem movimento, tem ginga. São dez fileiras de louros compostas por doze folhas cada: as dez equipes correndo contra o relógio. E sua forma, inspirada na curva do S do Senna, remete a uma ampulheta, analogia à conquista do piloto como se tivesse dominado o tempo”, explica Rodrigo Brenner, cofundador da Furf Design Studio.
“Queríamos criar um ícone profundamente brasileiro, com reverência ao passado e um olhar para o futuro. O povo brasileiro tem uma relação emocional única com o automobilismo. É parte da nossa história, da nossa identidade. O brasileiro não só assiste, ele vibra, lembra, sonha, sente. Criar o troféu do GP São Paulo é tocar esse sentimento coletivo e dar a ele um corpo, um símbolo.”, complementa Mauricio Noronha, sócio-fundador da Furf Design Studio.
O acabamento final da peça foi feito por Alan Mosca, sócio da Sid Special Paint e filho do lendário Sid Mosca, referência no automobilismo. “Foi uma honra ser convidado a participar de uma parte tão importante e significativa de um evento de nível mundial, como o Grande Prêmio de São Paulo. Representa um momento marcante na minha trajetória. Estou há 50 anos nesse universo do esporte a motor e agora tenho a oportunidade de completar a arte de troféus que fazem parte da história da temporada de 2025. Para a Sid, é um grande reconhecimento e uma demonstração de confiança em nosso nome, resultado de muito trabalho e expertise”, afirma Mosca.
O Formula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025 acontece nos dias 7, 8 e 9 de novembro no autódromo de Interlagos. Todos os ingressos para a corrida estão esgotados. Há ainda ingressos disponíveis para a Fanzone, no kartódromo de Interlagos, que inclui a transmissão da corrida em telão de alta definição. Para mais informações sobre a Fanzone visite grandepremiosp.f1saopaulo.com.br/fanzone. Os ingressos para a Fanzone estão disponíveis em eventim.com.br/f1saopaulo.
Sobre o GP São Paulo de F1
O GP São Paulo de F1 é o principal evento recorrente do calendário esportivo brasileiro. Uma das etapas do Campeonato Mundial de pilotos e construtores, acontece anualmente no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. A última edição reuniu público de 291,7 mil pessoas no autódromo nos três dias de evento e injetou mais de R$1,96 bilhão na economia local, além de proporcionar cerca de 20 mil empregos. Transmitido ao vivo para mais de 180 países, gera US$447,3 milhões em retorno de mídia para a cidade de São Paulo. Além de proporcionar entretenimento de qualidade, o GP São Paulo de F1 coloca à disposição de seus parceiros uma poderosa plataforma para divulgação de marcas e para relacionamento. Em total alinhamento com as diretrizes da F1, o GP São Paulo é agente disseminador da cultura da sustentabilidade ambiental, do respeito à diversidade e da inclusão social.


Deixe um comentário