Treinamento adaptado às necessidades de cada empresa permite redução de custos e maior engajamento dos colaboradores

Para fornecer treinamentos corporativos mais estimulantes a seus colaboradores, empresas têm investido em recursos tecnológicos, especialmente na educação a distância. Há programas de e-learning que podem ser acessados por meio de aplicativos e plataformas em dispositivos móveis e até mesmo recursos como games e ferramentas de realidade 3D. No computador ou no smartphone, os treinamentos remotos mudam a realidade de empresas e trabalhadores, que ganham conhecimento, tempo e dinheiro.

No Grupo Risotolândia, especializado em refeições coletivas, as videoaulas oferecem instruções por meio de locução e de legendas, além de atendimento inbox e material de apoio e leitura. A empresa também inseriu a modalidade rapid-learning, com rotinas que duram de cinco minutos a até no máximo uma hora. Elas utilizam recursos amigáveis como navegação otimizada, perguntas sobre o conteúdo, métricas de avaliação e feedback do usuário sobre o conteúdo.

“Pela capacidade de envolver e atingir grande número de pessoas, o e-learning é capaz de reduzir custos com deslocamento para treinamento e aumentar o alcance de entrega, além de garantir mais agilidade na gestão do conteúdo, que pode ser atualizado a qualquer momento. Essa modalidade também possibilita melhor gestão de tempo por parte da empresa e de seus funcionários”, destaca Lipsio Carvalho, CEO da Paso Educação, empresa especializada na elaboração de plataformas para treinamentos em EAD.

Com a técnica chamada gamification, a Paso utiliza jogos, quizes, desafios e competições que promovam performances por rankings, interações por uso, incentivo à superação e outras práticas para motivar os funcionários. Elementos visuais, gráficos, trilhas sonoras, locução e outros recursos também fazem parte das soluções de treinamento personalizado.

A tecnologia 3D também pode ser aliada do mundo corporativo, especialmente quando for necessário proporcionar imersão e profundidade no envolvimento dos funcionários com um determinado produto, vivência com situações rotineiras da área ou com situações críticas. Para isso, é possível utilizar simuladores, óculos 3D e outros elementos de tecnologia imersiva.

Em todas as modalidades, os treinamentos podem ter seus conteúdos adaptados a setores específicos da empresa, além de ser possível definir a duração e um público-alvo específico por meio da linguagem, dos materiais e dos métodos utilizados. O objetivo é fazer com que os treinamentos se tornem mais estimulantes e engajem os colaboradores.

“As empresas passam por esse desafio do ensino, tanto quando contratam novos colaboradores, como quando precisam treinar equipes para novos serviços ou produtos. É preciso usar metodologias adequadas de acordo com a realidade de cada empresa para garantir sucesso nesse tipo de investimento. A educação corporativa precisa ser customizada”, comenta Carvalho.