
A TeamViewer, provedora líder global de soluções para ambientes de trabalho digitais, anunciou durante o Gartner IT Symposium, em Barcelona, o lançamento do Agentless Access.
O novo recurso da plataforma corporativa TeamViewer Tensor permite que fabricantes e integradores de máquinas (OEMs, sigla em inglês para Fabricantes de Equipamentos Originais) acessem remotamente equipamentos e outros sistemas de Tecnologia Operacional (TO) sem necessidade de instalar softwares separadamente em cada dispositivo. Isso reduz a complexidade para as equipes de TI e TO, além de reforçar a cibersegurança e a conformidade em ambientes de produção conectados.
O Agentless Access amplia as capacidades do TeamViewer Tensor, agora totalmente otimizado para operações remotas industriais e de tecnologia operacional, ao oferecer gestão centralizada e configuração simplificada para terminais TO, incluindo Interfaces Homem-Máquina (HMIs, do inglês Human-Machine Interfaces), sistemas legados e dispositivos fechados.
Clientes como a Schwäbische Werkzeugmaschinen GmbH, fabricante alemã de sistemas de usinagem de alta precisão voltados para a indústria metalúrgica, já utilizam o recurso para programação remota de CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), permitindo gerenciar e automatizar máquinas no chão de fábrica. Com o Acesso Condicional Híbrido do TeamViewer Tensor, os fabricantes contam com uma solução completa para conectividade segura, flexível e controlada em redes altamente segmentadas, simplificando os fluxos de manutenção e resolução de problemas.
À medida que as fábricas se modernizam e se tornam mais conectadas, os sistemas industriais ficam cada vez mais vulneráveis a ataques cibernéticos. As organizações precisam de soluções de conectividade resilientes e adaptáveis capazes de proteger sistemas críticos, maximizar o tempo de atividade, garantir conformidade e manter o controle operacional.
O Agentless Access enfrenta esses desafios, permitindo que os fabricantes trabalhem diretamente em PLCs e IHMs para manutenção ou resolução de problemas sem realizar alterações de software em dispositivos, eliminando uma grande barreira operacional que pode introduzir riscos ou tempo de inatividade. O TeamViewer Tensor impõe acesso remoto zero-trust em redes segmentadas e as protege com controles de acesso granulares, isolamento de protocolo e registro completo de auditoria com logs detalhados. Com isso, as equipes de TI mantêm a governança e a visibilidade, enquanto os profissionais de TO retêm o controle operacional e a segurança.
“TI e TO têm objetivos diferentes, mas compartilham o mesmo desafio, que é manter as operações seguras e em funcionamento”, diz Caroline Hempfing, Diretora de Gestão de Produtos da TeamViewer. “O Agentless Access preenche essa lacuna ao oferecer uma forma confiável de conexão remota a sistemas críticos, sem comprometer a conformidade ou a segurança – uma exigência no atual cenário de produção conectada.”
Com a crescente interconexão entre os ambientes de TI e TO, o Agentless Access possibilita colaboração segura entre ambos os domínios por meio de uma única plataforma. A TeamViewer apresentará o novo recurso e outras inovações para operações remotas seguras também durante o Microsoft Ignite, de 18 a 21 de novembro, em São Francisco (EUA), e o Smart Remote Service, de 23 a 25 de novembro, em Berlim (Alemanha), mostrando como os fabricantes podem aprimorar a segurança cibernética e a eficiência operacional.
Na web, a TeamViewer está em www.teamviewer.com

