NEC testa junto à operadora NTT DOCOMO comunicação 5G wireless com múltiplas estações móveis

As duas empresas de origem japonesa foram as primeiras do mundo a utilizar com sucesso a taxa de transferência de 5,5 Gbps em uma experiência com oito usuários móveis

A NEC Corporation anuncia o primeiro uso bem-sucedido da taxa de transferência de 5,5 Gbps em oito estações móveis no mundo. Em parceria com a operadora japonesa NTT DOCOMO, o projeto utilizou o beamforming para fazer a coordenação entre duas estações base (e-nodeB) na mesma área, usando uma faixa de 4,5 GHz para as comunicações 5G.

As duas companhias, por meio de processamento de sinal digital, conduziram uma experiência de comunicação simultânea com oito usuários (estações móveis) na cidade de Kawasaki, Japão, de 9 a 11 de maio de 2018. A implementação do beamforming foi realizada entre duas estações base com processadores de sinais e antenas de elementos massivos.

Na ocasião, a comunicação wireless com velocidade de 5,5 Gbps foi alcançada em oito estações móveis utilizando-se beamforming por meio de pequenas estações base com infraestrutura óptica. Essas estações, por sua vez, conectam-se às antenas com um total de 128 elementos com processamento de sinal via fibra óptica.

O experimento comprovou o beamforming por meio da coordenação entre as estações base posicionadas em dois lugares diferentes que controlavam o feixe. Embora as antenas localizadas em locais distintos tenham a tendência de causar uma grande interferência e de reduzir a velocidade de comunicação, a operação realizou um controle de feixe que mutuamente cancela essa interferência por meio do processamento digital de sinais. Como este controle de feixe possibilita a instalação de várias antenas de forma mais flexível, espera-se que ele produza comunicações de maior capacidade, inclusive nas áreas urbanas de maior densidade demográfica.

Esse experimento inclui parte dos resultados do “projeto de pesquisa e desenvolvimento para a realização do sistema de comunicações móveis de 5ª geração’, estudo encomendado pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão.